Sobre a Instituição

Um pouco da nossa história

Com o nome de "Asilo de Mendigos" de Juiz de Fora foi fundado em 10 de outubro de 1915, por José Procópio Teixeira e Edgard Quinet de Andrade Santos. As palavras "asilo" e "mendigos", com o tempo tornaram-se incômodas e até deprimentes. Simultaneamente com passar dos anos, as administrações anteriores entenderam com muita razão mudar de "Asilo de Mendigos" para "Abrigo Santa Helena", não temos a data exata de quando o foi realizada a troca para "Abrigo Santa Helena", mas nos registros mostram que 1932 a mudança já teria sido realizada, e uns dos motivos especiais foi o de conservar o título inicial do projeto "Hospital Santa Helena" e também uma justa homenagem à "Sra. Maria Helena", esposa de um dos principais fundadores do Asilo o Dr José Procópio Teixeira.

O Abrigo Santa Helena é uma Instituição civil e filantrópica, considerada de utilidade pública municipal, estadual e federal, que tem o objetivo de abrigar com dignidade pessoas idosas, independente de raça, cor, sexo ou religião, sob regime de internamento.

Atualmente estamos com a capacidade máxima de 145 idosos, homens e mulheres abrigados em pavilhões que estão em padrões da ANVISA. Contamos com quartos coletivos, sala de TV, refeitórios, espaço para recreação e convivência, capela, postos de enfermagem, secretaria, sala administrativa, de contabilidade e da diretoria, entre outras dependências.

Por ser uma Instituição filantrópica e sem fins lucrativos; a experiência assistencial ao longo de sua história, sempre dependeu de convênios com o poder publico, doações da comunidade e de outras instituições para a execução de suas atividades e manutenção de um atendimento digno e humanizado aos idosos.

O atendimento aos usuários é do tipo asilar compreendendo intervenções de uma Equipe Técnica Interdisciplinar com: assistência nutricional, social, psicológica, fisioterápica, fonoaudiológica, medica ambulatorial, enfermagem, farmacêutica, educação física e atividades recreativas. O trabalho desenvolvido, baseia-se, sobretudo, na busca da humanização, da qualidade de vida e da segurança dos usuários, do bem-estar físico, mental e o convívio social. Estimulação cognitiva e comportamental, através de palestras temáticas, passeios, dinâmicas, vídeos e textos, com intuito de desenvolver a estimulação global do usuário. Incentivamos o autocuidado, a socialização e o desenvolvimento do relacionamento interpessoal e intrapessoal, o acesso a direitos sociais e benefícios. Realizamos oficinas artísticas, lúdicas e de recreação que fortalecem a atividade mental, a memória e a cognição. Passeios e visitas a instituições, parques e locais turísticos também são ofertados para conhecimento e significação do espaço social em que se encontram inseridos.

fotos

Atuação

Conta com apoio de profissionais especializados como. Assistente Social, Enfermeiras, Educador Físico, Fisioterapeuta, Farmacêutica, Fonoaudióloga, Médicos, Nutricionista, Psicóloga. Atuam também Cuidadores de Idosos, Técnicos de Enfermagem e Equipe de Apoio (Serviços Gerais, Lavanderia, Cozinha, Motorista, Portaria e Corpo Administrativo). Nossos residentes no seu dia a dia participam de atividades recreativas como: atividades lúdicas, físicas, festividades internas, passeios, bingos, entre outras.